domingo, 12 de julho de 2009

Quando mudar é regressar...

.
.

.
.
Foi nesta Escola, cheia de árvores e jardins relvados, que acabei o ensino secundário.
Aliás, todos os irmãos, por lá passaram.
.
.
No meu último ano, como aluna, atravessava esta alameda, várias vezes ao dia.
Para além do Laboratório de Física e Química, do Ginásio e do Campo de Jogos, a sala de aulas, que partilhei com 18 colegas de curso, ficava do lado esquerdo... [Mais precisamente, na terceira porta].
.
.
Fazíamos o percurso a pé. Era perto de casa da família.
[Quando chovia, procurávamos o carro do meu pai, que esperava por nós. Acho que nem usávamos guarda-chuva...]
.
.
Foi numa manhã, diferente de todas as outras, que aqui vivemos o 25 de Abril. E vivemos muitos outros dias, sempre diferentes e únicos.
.
.
.
.
Depois de tantos anos, é nesta Escola que passarei os próximos, como professora.
Para trás, ficará uma Escola com vista para o mar...
Nesta mudança, pouco distante da minha casa, sinto um regresso estranho [mas, um regresso, sem dúvida!].
.
.
A Sala de Professores mudou de lugar [ou de nome...].
Era o espaço da minha sala de aula, no primeiro dia em que cheguei... agora, reconvertida noutra coisa.
.
.
[Mudanças e regressos... duas circunstâncias que não me são familiares. Normalmente, não regresso. Fecho a porta e devolvo as chaves... O esquecimento é para ganhar espaço de memória!]
.
.

16 comentários:

  1. Bem escrito, aliás como sempre.
    Um toque subtil que deixa perceber sensações que que fazendo parte da vida ditas assim impactam.
    Desejo que seja para melhorar, ficará atrás o madrugar e esse mar imenso perpendicular com o olhar, infinito, estando próximo.
    O sitio parece lindo, convém que o seja, para que compense.
    Que seja pra bem. Que te faça sentir feliz. Que a nostalgia apazigúe as inovações.
    Premo bem merecido...
    Parabéns.
    Um forte abraço

    ResponderEliminar
  2. vais reviver momentos do passado :)
    isso seguramente

    ResponderEliminar
  3. Estou a gostar de ler. Vai ser bom. Porque é um regresso mitigado e não há o risco de não poderes a voltar ser feliz num sítio onde seguramente já o foste.
    Beijo de bom regresso.

    :)))

    ResponderEliminar
  4. que boooooooooooooooom :)

    (sai do caos por uns segundos :)


    ...para lá volto :(


    beij*T

    ResponderEliminar
  5. subtil nostalgia a percorrer o belíssimo texto...

    que seja feliz teu regresso. a lugares de culto.

    beijo

    ResponderEliminar
  6. belo o teu andar

    de trás prá frente e ... vice-versa,

    porque há uma melancolia assim a ler te,

    [ num lugar e num tempo ao fim da tarde,

    de que perdi o rasto,

    de que, sem nada lamentar, sim,

    perdi o rasto,

    mas hei-de também re-encontrar :)





    beijo






    ~

    ResponderEliminar
  7. Já sabia deste regresso e imagino que seja estranho mas promissor este reviver!!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Ao saber-te a regressar, regressei também um pouco.
    A essa escola que do antigo 3º ano dos liceus me acompanhou até ao novo 12º do ensino unificado.
    Ao campo de batalhas políticas no pós Abril, do alto dos meus doze anos e aos primeiros jogos da paixão.
    Ao lugar onde escrevi os meus primeiros poemas... e onde uma Professora notável (a Lídia Elias) alimentou o meu gosto pela escrita.

    Apesar desse percurso, imagino que seja bem mais intenso o teu regresso. Eu fui deambulando pelas secções do António Nobre, num tempo em que os alunos não cabiam na escola mãe.
    Mas todos os dias passava pelo seu magnífico anfiteatro...

    Guardo dessa escola uma imagem mítica!
    Um espaço imenso que hoje, muito provavelmente não terá nada a ver com o imaginário que construí.

    Beijos e que possas ser a Professora fantástica que os alunos de Filosofia nunca esqueçam!

    ResponderEliminar
  9. Apenas conheço a escola pelo exterior. Está nun local previligiado... lindo! Agora muito melhorado com as obras que fizeram na marginal.
    Dir-se-à que é um regresso às origens!

    Vais ser feliz aqui... O Porto é lindo!!!

    ResponderEliminar
  10. Minha linda um ar de

    Espapassada mas lembrei-me do ritual do beijinho da quinta-feira.
    Aí vai repenicado
    Shuack

    :)))

    ResponderEliminar
  11. regressar...

    ... é o

    presente

    a

    enraizar :)




    BEIJO




    ~

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. sim,

    [ fui,

    sim,

    querida um ar de,

    as-sim :)


    ]

    ResponderEliminar
  14. Querida um ar de
    tive o privilégio de saber de viva voz [apesar de gostar sempre de ler a tua muito boa escrita] e pude sentir como estavas feliz. Por isso também fiquei.
    Vai ser bom sim.

    Até nos vamos ver mais vezes, certo?

    Beijo de ando muito ausente porque ainda com muito trabalho

    ResponderEliminar
  15. "linda um ar de"... "Querida um ar de"

    porque tanta gente te chama isto?

    :)

    ResponderEliminar
  16. Ah, vai ser uma experiencia muito forte e vais aprender tantissimas coisas sobre ti mesma !!

    ResponderEliminar