sexta-feira, 20 de junho de 2008

Dos espelhos, da imagem e do(s) duplo(s)

.
.
Estou sozinha em casa, durante todo o fim-de-semana. Podia ter pedido para me trocarem o serviço de vigilâncias e, talvez, tivesse conseguido. A esta hora estaria em S. Martinho do Porto [e seriam dois dias diferentes...].
.
.
Acontece que, todos têm imenso trabalho e não tive coragem de pedir para me alterarem o calendário. Depois, também tenho muito com que me ocupar, neste sábado e neste domingo, para que a próxima semana e a outra [que ainda há-de vir] possam correr o melhor possível.
.
.
Uma, das muitas tarefas, tem a ver com uma pequena monografia sobre a importância da imagem para... para acabar um relatório de uma acção de formação, nada bem sucedida e muito cansativa, onde as questões da imagem se colocam.
No entanto, nunca deixa de ser um pretexto para investigar [já que as aulas e os objectivos mínimos, a que os alunos obrigam, estimulam muito pouco a escrita e a leitura do menos óbvio].
.
.
Este estado ocasional de solidão forçada [que, sendo noutro lugar e por vontade própria teria outro sabor...], fez-me pensar na imagem como a possibilidade de reflectir sobre o conceito do duplo e dos outros eus. Daí, esta imagem especular... daí, a superfície que permite o reflexo... daí, a imagem da imagem.
.
.
Sempre me fascinou fotografar máquinas de filmar, filmar máquinas de fotografar...
Mas, nunca a imagem [fotográfica, ou fílmica] se me ofereceu ao olhar com a ingenuidade que parece prometer [e que, inicialmente, quer na fotografia, quer no cinema, se anunciava como tal, mas, por pouco tempo...].
.
.
Antes de tudo isso, já sonhávamos!... E não são lineares e fáceis, os sonhos, para quem deles se recorda, porque acorda [e, muitas vezes, os escreveu, quais curtas metragens!...].
.
.
[Esta noite, é um augúrio de sonhos de sonos interpolados e duplos de mim e de outros. Espero acordar e guardá-los, no pequeno gravador que me ofereceram, quando eu e o tempo começámos a ter uma má relação. Não lhe chamaria de amor e ódio. Embora precise muito dele, não consigo amá-lo o suficiente para o odiar. Acho que nunca conseguirei... problema meu, não do tempo!]
.
.
Foto retirada de PowerPoint - Mirror

13 comentários:

  1. Até me fizeste lembrar um outro "escrito" da autora que tu gostaste noutro dia rsrsrsr e que começa... "De mim preciso mais do que uma imagem/ Inversão tipo, chapada em polimentos...."
    [hoje cheguei já depois da s11 da noite...cansadaaaaaaaaaa]
    Beijo de bom fim de semana, apesar de...

    ResponderEliminar
  2. há-de haver uma de ti a amá-lo...

    a que te observa (s)em imagem,
    no que és
    de tanto
    em ti.



    ..







    @-,-'-

    ResponderEliminar
  3. Para as duas, "midnight summer dreams"!... Afinal, é solstício de Verão...

    [Beijos...]

    ResponderEliminar
  4. um ar de:
    Voltei para reler. Os teus textos sempretão bem escritos e tão... e a fotografia é lindíssima!
    Mais beijos

    ResponderEliminar
  5. Um texto de fundas reflexões, que merecem ser relidas e ponderadas.Interessou-me muito. A fotografia, magistral!
    A solidão pode ser criativa - um bom fim de semana em solstício de verão!

    ResponderEliminar
  6. O poder das imagens é impressionante...porque cada uma delas é no espelho uma pluralidade.
    A imagem contém imensas virtualidades.
    ...Sem Sol as plantas murcham,toma muitos banhos de Sol.

    Bom fim de semana.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Continuo a dar notícias.

    Que o fim de semana lhe esteja a correr bem.

    ResponderEliminar
  8. Esqueci-me de dizer que gosto da imagem das imagens e destas também.
    :)

    ResponderEliminar
  9. a imagem (des)venda-se...

    gosto desse rosto "encoberto" na multiplicação de imagens. belas...

    ResponderEliminar
  10. da imagem das imagens

    te digo que

    tanto te entendo:

    que

    em cada filtro

    sobreposto a outro,

    se atinge

    um novo

    olhar

    em extensão

    [ ex ten so

    rumo ao poço mais profundo

    dos olhos [ outros que se criam

    de todas as

    memórias de todos

    os écrans e de toda a

    doçura

    neste só único

    corpo tão pequeno tão (in)finito

    acumuladas



    ~



    de ti, por ti, obrigada :)

    ResponderEliminar
  11. todas as imagens... fotografadas, filmadas, retidas no olhar... permitem relembrar.

    um abarço

    ResponderEliminar
  12. o meu comentário foi na sequência de um anterior que não sei que lhe aconteceu. Assim não faz sentido. Como não sou capaz de reproduzir, fico-me com
    um beijo de depois digo-te o que tinha dito :)

    ResponderEliminar
  13. Quer espreitar o projecto do meu novo "profile"?

    Muito obrigada, mais uma vez.

    ResponderEliminar