segunda-feira, 23 de junho de 2008

Mãos de água fresca...

.
.
Todos os dias, chego a casa, com a triste sensação de que trago as mãos cheias de nada.
Se tirar o peso das pastas, dos quilos de papel e diversos, é como entro, por aquela porta.
.
.
Sem me consultarem, talvez para me cativarem, fui convidada a pertencer a um grupo de trabalho, para criarmos soluções inovadoras para a gestão de conflitos na Escola, com formação adequada, a começar em Setembro. Não é que não queira... até me sinto cativada. Nem fiquei aborrecida, por não ter sido consultada. [quem sabe, conhecem-me melhor do que eu, para perceberem que diria que sim... porque disse que sim! desta vez, não pela aceitação tácita da distribuição de serviço, que não é da minha competência, obviamente, mas porque quero!]
.
.
Assim, quem sabe, possa chegar a casa com as mãos cheias da frescura de uma bola de água, em vez de chegar com as mãos cheias de nada.
.
.
Nem pensei muito, nem gastei o tempo a pensar. Depois, sorri [para dentro...], porque a agenda começa a encher-se, a priori, para o próximo ano lectivo!... [e... de como tenho este quasi karma, para arranjar sempre mais trabalho, quando ainda nem gozei o descanso devido...].
Por isso, vou tratar de imprimir uma nova agenda, feita à medida dos meus muito mais compromissos! Resta-me a esperança, ou a expectativa, de me encontrar mais sábia, pela experiência deste ano, que decorre, ainda.
.
.
Não posso deixar de ponderar que, apesar das madrugadas obrigatórias, com o toque de alvorada do despertador que me persegue, se calhar, valeu a pena... se calhar, aprendi tanta coisa, que nem dei conta da imensidão de tanta aprendizagem.
.
.
E, como o que se aprende de novo não ocupa lugar, antes cria outros lugares para se aprender ainda mais [como insisto em dizer aos meus alunos], devo ter aprendido algo importante com cada um deles, certamente...
.
.
Agora, que começo a reunir os elementos para a renovação das matrículas, da minha Direcção de Turma, olho para as novas fotografias e penso: como mudaram num ano!... como estão menos crianças e mais crescidos!... como me apercebo desse amadurecimento, mais do que os próprios pais e mães, que dizem não notar!... como se tornaram Outros bem significativos, no meu quotidiano...
.
.
A turma vai manter-se a mesma, praticamente. Vou dar continuidade a todas as outras, também. Vou ter saudades dos colegas contratados, que vão sair para outras escolas e dos mais velhos, que já pediram a reforma... antecipada.
.
.
[E sei que vou ouvir que me esforço demais... e por aí... E sei que vou ter momentos em que vou dar razão a quem o diz... E sei que não vai deixar de ser assim, mas vou ficar...]
.
.
de autor desconhecido, Foto que me veio parar em casa

10 comentários:

  1. linda um ar de:
    E quem fica contigo, fica muiiiiiito bem! E eu fiquei melhor ao ler este teu texto!
    beijos
    :))

    ResponderEliminar
  2. Como me soube bem ler este texto!
    Como me sabe bem que haja pessoas como tu na escola. Como me sabe bem saber que o teu trabalho vale a pena. Os teus alunos saberão mostrá-lo...
    Beijo de estou contente.

    ResponderEliminar
  3. É preciso um emotividade e uma empatia muito "especiais" para ver além do que é visível, trabalhar além do que possível e até amar além do que é aceitável...
    Tenho um carinho muito grande pelos professores. O que não significa que esteja sempre de acordo com eles.

    Muita força e coragem

    ResponderEliminar
  4. A esperança num mundo melhor não é só sonho. É certeza, porque ainda há gente como tu, apostada em transformá-lo.
    A foto esplêndida, retrato do teu sentir.
    Força!

    ResponderEliminar
  5. Nas mãos trazes sempre qualquer coisa mas, como vens cansada, pousas as tralhas e não tens força anímica para reparar no que trazes nas mãos.
    A escola é que ganha com o teu "sim"...
    Como não posso dar-te mais horas para o teu dia, mais lá para o Natal vou comprar-te uma agenda A4 para poderes gerir os teus compromissos.

    Beijinho e boas vigilâncias

    ResponderEliminar
  6. O oxigénio que existe na tua escrita e a ternura com que abordas a beleza do acto de ensinar e de renovar a Escola:
    tão difícil, nos seus próprios termos...merece-me toda a admiração,sintonia e partilha.

    Um xi-coração.

    ResponderEliminar
  7. "fui convidada a pertencer a um grupo de trabalho, para criarmos soluções inovadoras para a gestão de conflitos na Escola"...
    "Já lhe dei o meu cartão:

    Abraham Zidor
    Gestor de Conflitos, PhD

    Vendo em bom estado HK47, G3, RPG's, Tows, Granadas (ofensivas e defensivas), Minas Fragmentadoras".
    Os melhores preços do mercado.
    Descontos substanciais para escolas e ainda mais especiais para grupos de trabalho que procurem soluções inovadoras.

    Não hesite em contactar-me, estarei à sua completa disposição
    AZ

    ResponderEliminar
  8. Amigo Pulsante,

    Tinha que te responder...
    Primeiro, dei uma gargalhada!... depois, pensei como és tão "mauzinho", mas tão oportuno. Não acreditas, minimamente, que tal coisa seja possível... e sabes que, muito provavelmente, nem eu!...
    Que arranjaram um pretexto para me cativar e eu caí que nem uma pata, porque tento encontrar motivos para me convencer a ficar.
    Pode ser que te contacte, mesmo, para o efeito a que te propões colaborar [com direito a preços especiais e tudo!... :)].
    Entretanto, estaremos sempre em contacto, porque sim!

    [Beijo de obrigada... :)]

    ResponderEliminar
  9. é bom que contem connosco, também é verdade que mãos vazias abundam, parece que falta qualquer coisa, que não chega apenas a boa vontade!

    ResponderEliminar
  10. pessoas que ficam como âncora. bela missão...

    beijos

    ResponderEliminar