quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Das mãos e da sua serventia...


.
.
Depois de tantos dias sem escrever, aqui, parece que perdi o treino… ou a vontade.
As minhas mãos pressionam as teclas, hesitantes. Tentaram escrever outras escritas e desistiram. [Apenas algumas anotações, que julguei úteis...]
Não terei muito para dizer.
Talvez me apetecesse fazer!...
.
.
Questiono o sentido das férias… Se são para retemperar o corpo, apenas me fizeram senti-lo mais, naquilo que, dolorosamente, teria para me dizer. Para poder descansar, supostamente, tive que o ignorar, até onde pude… até onde deu, para o conseguir… Lá o carreguei, de um sítio para o outro, naquela tentativa de contrariar a modorra que sentia [sem horários para cumprir e horas para chegar…].
.
.
Não fui feita para descansar, creio eu. Sem grandes expectativas [ou nenhumas] aguardo outras saídas, não tão episódicas e outros regressos. As minhas mãos anseiam por outras ocupações. E começo a perceber que as tais férias [conceito que só faz sentido porque trabalhamos demais… nos cansamos demais… e não paramos quando queremos…] caminham para o seu fim. Fica a sensação de desperdício. Fica outro tipo de cansaço. Fico sozinha com as minhas mãos…
.
.
E resolvo que não estou de férias. Que é melhor pensar assim… que é melhor não pensar nelas… que é melhor deixar-me levar para onde me chamam e esquecer a promessa de descanso, porque não sei descansar… [não sei porque desaprendi tanta coisa, com o tempo… até a conviver com o próprio tempo, mesmo quando pus o relógio de quarentena e não olho para as horas que passam… porque sei que passam…].
.
.
Sinto as mãos vazias. Lamentavelmente, não me servem… não são as mãos que tanto me serviram… e não sei como olhar para elas, sem as sentir tão estranhas, tão pouco minhas. E não preciso de espelhos para confirmar tal estranheza. Consigo olhar para elas, aqui de cima, dos meus olhos… que insistem em latejar, quase a doer…
.
.

Será da idade, mas não me apetece viajar para destinos turísticos… Não me compraz a ideia de poder enfiar-me num avião e chegar a um sítio exótico, só porque é exótico, confirmar esse dado, deixar tanto por conhecer... e voltar, com um punhado de lembranças, cada vez mais digitais e em formato de fotografia…
.
.
[A viajar para longe… longe… a minha vontade seria nunca mais regressar. A minha vontade seria ficar e dar às minhas mãos outras serventias, ocupá-las em outros lugares e trocar as voltas ao tempo, talvez… quem sabe…na ilusão de que pudesse recomeçar…]
.
.
de Marlene, Foto de olhares.com

3 comentários:

  1. Ai quem me dera agitar o tempo
    Atirar a mágoa à voragem da noite
    Arrancar as raízes ao pensamento
    Sentir a paz que uma lagoa acolhe


    Boa férias


    Mágico beijo

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde um ar de,

    Por vezes a falta de algo faz com que não se saiba lidar com o mesmo, por isso tente aproveitar as férias o melhor que puder :)
    Dentro de um mês e meio, pelo menos para mim, as minhas mãos estarão a estrear os cadernos, e não a escrever nestas teclas.

    Continuação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Por que não aproveitar as férias para ocupar essas mãos de artista para escrever. E digo escrever porque é uma coisa que eu sei que fazes magnificamente. Não te faltará assunto.
    Nas férias não há escola, colegas, CE,... Só por isso elas já valem...

    Beijinho amigo

    ResponderEliminar