sábado, 17 de maio de 2008

Outros balanços para um sábado...


.
.
Hoje, espera-me um sábado, no [desas]sossego da solidão, muito propenso a novos balanços.
Não fosse ter acordado com uma imensa dor de cabeça [que o analgésico talvez resolva] e, quem sabe, o dia poderia ser produtivo, isto é, poderia aproveitar para trabalhar e trabalhar e trabalhar…
.
.
No entanto, de quinta para sexta, pouco dormi.
Sexta-feira, tinha um assunto urgente para resolver no local de trabalho, daqueles que perturbam demais… Havia que convencer altas instâncias de que o mesmo não podia ser resolvido de qualquer forma [e doa a quem doer], por envolver questões pessoais, que não eram minhas mas, de uma aluna e de uma coisa que, de família, só tem a designação.
.
.
Parece que tivemos sorte, a aluna e eu. Convenci. Mas custou-me uma noite de sono e um dia a cambalear de cansaço, para além das diligências que terei que fazer, antes que o ano lectivo termine, utilizando o que não sei se ainda tenho: o meu best judgement.
.
.
Precisava de ter tido mais tempo para pensar melhor e não tive… para alinhavar um discurso persuasivo q.b.. [No entanto, parece que o improviso funcionou e é o que interessa, embora, em assuntos alheios, não goste de confiar nesta estratégia desalinhada, acrescida de um cansaço profundo… E, quem sabe, não terá sido esse meu mal-estar que ajudou a persuadir... já que é impossível disfarçá-lo, de facto.]
.
.
Pela primeira vez, dou-me conta do que significa este ficar em casa sozinha, não poder participar em acontecimentos que, dantes, eram habituais e que eram uma parte importante da minha vida [embora também fossem trabalho, de outra forma]. Também preenchiam alguns pequenos vazios
Agora, os vazios são muito maiores e lembram a aproximação de grandes buracos negros, apesar de o meu tempo estar cada vez mais cheio de compromissos inadiáveis. A agenda não chega para incluir tudo o que há para fazer!... Disperso por outras folhas e post-its, colados em tudo quanto é sítio…
Assim, vou-me esquecendo de alguns, apesar de tanto lembrete! [E fica uma sensação de quase incompetência, de pouco controlo sobre o que faço e o que penso...]
.
.
Continuo a aproveitar as viagens para tentar ordenar ideias [para não adormecer, também]. Ouço as notícias na RFM, porque já não vejo noticiários.
.
.Quinta-feira, no regresso, dei-me conta de que começava a ouvir a música do genérico do Oceano Pacífico. Olhei para o relógio do carro – 22:00 horas!
[Uma lágrima patética e depois outra…]
.
.
O meu filho fazia 22 anos.
Ainda tive que jantar fora de casa, por assuntos que não serão mais meus, também, como os de hoje.
Ao dar-me conta do meu cansaço… da distância destes outros assuntos… de que tinha que acordar às 6:10 da manhã, com outros problemas para resolver [só meus, pelos vistos, porque – dás demasiada importância.!... – envolves-te demais!] … a ver as horas passarem… o meu filho em casa, depois de chegar das aulas… a meia-noite e meia... acho que percebi que alguma coisa importante acabou!
Assim, parece-me mais sensato não ir, não estar, deixar de querer fazer o que não posso.
.
.
Talvez me envolva demais. Talvez dê demasiada importância. Talvez
Pode ser que aqueles que são importantes para mim mas, que não estão a maior parte dos dias comigo, sintam que é legítimo pensar assim.
Mas, o que parece ser uma certeza é que não estão comigo [nem teriam que estar, obviamente], para poderem entender o significado das minhas horas quotidianas e rotineiras e sem interesse, que são o meu trabalho, para o melhor e para o pior…
.
.
De facto, como explicar o imenso desgaste a tentar gerir conflitos, multiplicados por dezenas de Outros não tão significativos [mas, também, significativos...]?
Ao mesmo tempo, há que tentar dar aulas e cumprir outras tarefas, com horários insanos, a ver a insanidade geral a começar a instalar-se [e, por isso mesmo, ali não estou sozinha…].
E, ainda, ter que exibir um semblante que inspire uma confiança que não passa de um bluff mas, que é necessária!...
Afinal? Onde começo eu e sou eu? Disperso-me por duas cidades!...
Apenas sei onde durmo e onde acordo… mas, por muito pouco tempo, mal me reconhecendo ao espelho...
.
.
[O analgésico funcionou mas, deixou-me num estado de torpor, que não anuncia grande actividade intelectual ou física, para hoje… apenas um sono mórbido, prenúncio de enxaqueca anunciada, para daqui a uns dias… ou menos. Paciência.]
.
.

Foto retirada da net e modificada, imagem distorcida de um jarro ao espelho

11 comentários:

  1. linda um ar de:
    Não te conto o que me contaram esta semana passada (na capital) a propósito das minhas dores de cabeça, porque, em boa verdade, eu não entendi muito bem! As melhoras...ora bem
    Beijo

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Maria do Sol

    Deixaste-me muiiiito preocupada.
    Tens que me contar de outra forma.

    [Beijo de espero que me contes]

    ResponderEliminar
  3. Vim, li e não consegui dizer-te nada...
    Fui e voltei para te dizer que fiz um slide show para ti n' aluaflutua.

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. ficar sozinho de vez em quando é bom. se não se ficar só...

    gostei. muito

    ResponderEliminar
  5. um ar de
    não te preocupes, linda...
    E tu descansa. Tu descansa-me menina!
    :))

    ResponderEliminar
  6. Maria do Sol,

    Querida amiga, pelos vistos, li tarde o teu último comentário.

    Como não sei como estarei quando acordar, aproveitei para despachar o maior número de tarefas possível, dado o torpor...

    Pode ser que consiga descansar, amanhã. Pode ser... Mas, a bem da verdade, teria outro tanto para fazer...

    [Um beijo pela madrugada]

    ResponderEliminar
  7. serralves hoje:

    leituras.

    16 horas.



    na biblioteca :)







    beijO

    ResponderEliminar
  8. Querida Undress,

    E tu?
    Vais lá estar?
    Em Serralves?


    [Beijo...]

    ResponderEliminar
  9. Quase comovente, a intimidade do teu quotidiano partilhada connosco!
    E a identificação numa ou noutra coisa é quase inivitável.É o reino do feminino, a nossa vida multifacetada. A solidariedade vem a seguir.
    Um beijo e que te sintaqs já bem

    ResponderEliminar
  10. A docência bem desempenhada é bonita mas cria problemas, se queremos manter o guião.
    Te desejo melhores dias.
    Ânimo!!!
    Boa selecção musical.

    ResponderEliminar
  11. Faço minhas as palavras da mariadosol "Tu descansa-me menina".
    Tem que tentar nunca esquecer que antes de seres profissional és mulher e mãe...
    Ninguém te agradece pela escolah das tuas prioridades. Gosta de ti como mereces.

    Quanto à estar sozinha, não te esqueças que eu estou sempre aqui e o meu telefone funciona 24 h por dia.

    beijo grande

    ResponderEliminar