sábado, 24 de maio de 2008

Os dias que passam... da sobrevivência e dos pequenos predadores...


.
.
O ano lectivo está prestes a acabar…
As próximas semanas serão de despedida para os alunos de 11º ano, a seguir para os de 10º.
Na despedida, ainda há testes para fazer e corrigir, trabalhos para avaliar e outros testes para entregar.
Depois, vem a infinidade de papel para preencher e grelhas para actualizar, com as reuniões de Conselho de Turma em perspectiva.
Ainda há o cuidado especial com a minha Direcção de Turma. [- Para quem se voltou a estrear, neste novo modelo de ensino, tens cada caso!... disseram-me há dias… Até parece que sim, que teria sido de propósito. Se aguentasse esta prova do guerreiro, teria passado no teste? Esquecem-se de que não se trata disso. Trata-se, sim, de cada caso!...].
.
Parece que paira um ar de suspeição, quanto à minha continuidade, ou não… nos colegas, nos alunos, na direcção. De repente, as simpatias proliferam e algumas desculpas acentuam-se, fazem-se planos para a continuidade… e eu não sei!
De momento, nem me apetece tomar qualquer decisão, de tal modo me inundam de certezas, que eu não tenho e de trabalho que tenho, de facto. [Por isso, o relógio não pára e, se parasse, era muito mau sinal. Teria desfalecido e desistido. Ponto final.]
.
.
Pois, a mim, o que me preocupa é, precisamente a continuidade. É não ver caras novas e rostos mais frescos, para o próximo ano lectivo. É estar tudo na mesma, ou pior, dentro desta ficção, que é a continuidade! Para além disso, o cansaço redobrado, as novas madrugadas e os tempos mortos [e obras na Escola, porque há que melhorar… mas, há que aguentar horários bem piores, porque o número de salas vai ter de reduzir], cada vez mais cursos profissionais e menos filosofia para dar…
.
.
E, eu, continuo sem me decidir, se hei-de sair ou se hei-de voltar, enquanto espero mudar de Escola para o outro ano lectivo, supostamente, mais perto do Porto, supostamente, menos burocrática, supostamente, nada disso… ou até pior!
.
.
Nesta manhã de sábado, enquanto aguardo uma nova cadeira, mais preparada para as imensas horas que passo, sentada, voltei a cortar as pontas do cabelo, como se isso me retirasse algum do peso que sinto sobre o corpo [que é muito superior ao da gravidade… porque não carrego sacos, livros de ponto, portáteis e projectores… são eles que me arrastam pelos corredores…].
.
.
Podia aproveitar este fim-de-semana, que se anuncia chuvoso e feio, para fazer umas posturas de Yoga, finalmente… desenrolar o colchão, que repousa perto de mim há quase dois anos. Mas, será pouco provável…
Tenho uma turma de testes para corrigir, trabalhos para avaliar, testes para fazer, grelhas para adaptar [e roupas da casa para cuidar, coisa de somenos importância, vendo bem e cada vez mais]. Alguém há-de tratar de me alimentar, mesmo quando não tenho fome… apenas, o estômago apertado e a comer-se a si próprio, certamente.
.
.
Depois… e então, tratarei de perceber se isto é só cansaço ou doença [ou tristeza…]. Depois! Quando a azáfama acabar. Quando deixar de sentir que os dias têm um cheiro de animal predador, mesmo que seja, por razões de sobrevivência partilhada.
Tenho o mês de Junho, em que ficarei um ano mais velha, para decidir se vou, se fico, se quero, se não quero [quando a pergunta também é: se aguento, se não aguento… e, isso, eu não sei… e muito mais!].
.
.
Talvez consiga ler algum dos livros que me esperam, silenciosamente pousados nas prateleiras, para onde nem olho, porque quem me alimenta também se encarrega de lhes tirar o pó, que eu já não tiro, porque não tenho tempo e porque nem os quero ver.
.
.
Não é uma sensação de depressão, daquelas que apelariam a psicotrópicos e afins. Não é. [Embora, seja típica a recusa a quem deles precisa...] As razões dos meus impasses são demasiado objectivas, têm nomes, têm rostos, têm motivos, enfim, serão do domínio do quantificável, até!...
Por isso, o refúgio tentador dessas panaceias não resultaria em qualquer melhoria.
Durante anos, fui os ouvidos de tantas razões semelhantes às minhas!... E era tão mais simples, advogar em causa alheia!... As minhas palavras eram bálsamo para ouvidos, que não os meus. Agora, por muito que tente repeti-las, não me assentam. Não me vestem. Não me cabem. Não são o meu número!
.
.
[Mudei tanto, assim, em tão pouco tempo? Se, nem eu, me reconheço mais, sem precisar de confirmar nos espelhos, para os quais pouco olho… e mesmo que olhasse, de que me serviria? Os duches matinais são a correr e sem óculos. Vejo uma mancha vaga e misturada com vapor… Saio de casa, a correr, para não ultrapassar velocidades proibidas, na estrada.]
.
.
de Isaurinda Brissos em www.olhares.com, Pequenos predadores dos dias que passam

10 comentários:

  1. Deixa passar esta ponta final...depois descansas, muito, totalmente...
    Revigorada...e renovada reinventas-te! Disso não duvido!
    Beijo com foooooorçaaaaaaaaaaaa!

    ResponderEliminar
  2. Querida MdSol,

    Sabes? [Claro que sabes...]
    Uma Escola é uma "teia", muito intrincada, de tarefas e relações, que te envolvem e envolvem... até passar o tempo de poderes dizer: Não!

    Ontem, comecei a sentir isso, com uma agudeza assustadora, quase a sentir-me de fora, enquanto observava... dentro. [Uma sensação estranha, mesmo.]

    Entretanto, Junho irá passar. A teia continuará a enredar... e envolver-me... com mais isto... com mais aquilo... E, que para a ano, assim... que, para o ano...

    Passará, também, o tempo de agir... porque eu hei-de estar cansada e dentro... a olhar... de fora... e dentro...

    [Beijo... ensonado]

    ResponderEliminar
  3. Companheira da filosofia partilho da tua tristeza quanto ao pouco ar que se repira ma maioria das escolas portuguesas...Mas quantas vezes a fragilidade vira força?

    beijinho

    ResponderEliminar
  4. arrepiantes os teus "pássaros", boa amiga...

    grato pelo comentário. tão...tão perpicaz e "verdadeiro"! mas "aquilo" é ficção, amiga. ficção apenas...

    beijo

    ResponderEliminar
  5. Kraskine, um poeta de Samarkhanda, escreveu um dia um pequeno poema que releio sempre nos dias cor de m.r.d. :

    …quando
    Quando me vejo só e sozinho
    não me tento em perder-me em tudo e no quanto que me falta,
    cravo as garras com força no núcleo atómico da minha alma,
    mordo esfomeado o meu coração,
    pico-me,
    esbofeteio-me,
    espremo-me,
    desdobro-me,
    viro-me de avesso,
    volto-me ao direito,
    espirro
    e sigo o meu caminho.

    ResponderEliminar
  6. Quem me dera que não te tivesses mudado de ao pé de mim...mas...como diz o outro a vida é um esquisso...
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  7. Minha querida T_T...

    Pois é... [aqui, acrescento a saudade.]
    Mas, também é o que se segue...
    Pois, que a vida seja um esquisso!... mas que continue a sê-lo!
    Que não faça dele uma grafia definitiva e passada a "negro" [da minha caneta de tinta permanente].

    [Um beijo azul-alado]

    ResponderEliminar
  8. Essa fotografia assustadora e bela, asustadora de tão bela, é a imagem das tuas palavras doridas, sofridas.
    Um sorriso pode dar força? Então aqui está ele :))

    E um conselho prático, se me permites: desenrola o tapete do yoga, pratica algumas posturas,vais ver que não precisas de psicotrópicos. Beijo

    ResponderEliminar
  9. Minha linda!
    Não gosto de te ver(ler) assim. Tens de deixar acabar o ano sem te empenhares mais do que os tesu concidadãos merecem... Depois repousa... Sai... Liga-me...
    Temos que simplificar tudo. Caso contrário o tudo complica-nos a cabeça.
    Há novidades? Se puderes deixar esta vida, deixa. isto está cada vez pior... e ainda me falta uma série gorda de vigilâncias. É dos trabalhos mais estúpidos que eu faço. Duas horas, ou mais, a olhar para a miudagem entretida sem poder fazer absolutamente nada, duram uma eternidade. E na minha escola nem nos podemos sentar...

    Beijinho grande de muita força e... cá estou para tudo aquilo em que puder ser útil.

    ResponderEliminar