sábado, 5 de abril de 2008

Do mar e de marinheiros que não fomos...


.
.
Se eu fosse homem
era marinheiro.
Daqueles que vivem
no bar do cais
e descansam no mar.
Daqueles que vivem
das marés e do vento.
.
Mas vivo na cidade
e sou mulher.
.
.
Poema de 11.Fevereiro.1981
.
.
[Porque, ao ler "Retrato de um marinheiro que nunca o foi...", do Outono de 1999, se tornou presente o que escrevi uns anos antes, sob o mesmo tecto! E, ainda, porque me lembrei do poema no Relógio de Pêndulo, de sexta-feira, 04 de Abril...]
.
.

Foto de mar sem marinheiros, perto de Tavira

10 comentários:

  1. És uma marinheira...
    A navegar nas palavras.
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  2. claro que é uma marinheira
    e navega-se de tantas maneiras!

    ResponderEliminar
  3. muito belo (e dorido) o teu poema.

    mas tu és marinheira, como já foi dito. a tua liberdade interior (que aqui partilhas) é prova disso.

    fico muito sensibilizado com a referência que me fazes. grato.

    ResponderEliminar
  4. Conforme diz Álvaro de Campos na «Saudação a Walt Whitman»: " Nos teus versos, a certa altura não sei se leio ou se vivo", também eu faço minhas as palavras Dele para manifestar o impulo deixado em mim pela leitura me foi proporcionado pelo postado neste blogue.
    Beijo
    Paulo

    PS: Obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  5. eu também....


    daqueles que.
    sempre.


    ..


    @-,-'-

    ResponderEliminar
  6. se fosse ía

    ~ voltava

    o movimento

    alternando

    verde

    acostumado

    cor de rosa

    sempre novo

    alter ado

    sempre o mesmo

    ... sempre novo...













    beijO

    ResponderEliminar
  7. posso roubar as tuas ideias para pensar nelas?...é que eu sinto-me exactamente assim
    obrigada pelas palavras

    ResponderEliminar
  8. Quer você dizer que navega nas águas (ruas) da cidade, como os marinheiros no mar?
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Caro Vieira Calado,

    Antes fosse... O poema é muitooooo antigo...

    Ainda tentei ser "marinheiro", de tantas outras maneiras!...

    Mas, a ideia de navegar pelas ruas da cidade, como se de um marinheiro se tratasse é uma linda metáfora, que não esquecerei.

    Obrigada pela visita.

    ResponderEliminar
  10. Carla,

    Como deixei ficar no teu "blog", usa e abusa...

    Obrigada pela visita.

    [BEIJO]

    ResponderEliminar