quarta-feira, 23 de abril de 2008

Quarta-feira em tons de Azul



Não pensava chegar, assim, de uma quarta-feira em que quebrei a rotina do trabalho de escrava [qual copista, dos tempos que correm, sentada em frente ao PC a escrevinhar em tudo quanto é software] e ainda conseguir fazer o post deste dia da semana.
.
.
Resolvi escaqueirá-la, um pouco mais, guardar os trabalhos dos alunos para mais tarde e sentar-me, no sítio do costume, para lhe dar outra utilidade.
.
.
O que tenho para escrever não é quase nada, porque conversei o quanto baste.
Resolvi ir ao encontro da Tinta_Azul, da mesma forma como ela própria se desloca – de Metro.
Estava aquela chuva miudinha, que no Marquês torna tudo mais cinzento e o jardim mais despido de gente… [Se há estação de Metro, no Porto, mais feiinha, deve ser esta!... Não lembra nada e facilmente se esquece.]
Antes de entrar nos subterrâneos lúgubres, reparei numa estranha coincidência e não resisti. Fotografei a inversão.
.
.

.
.
Alguns estudantes do secundário, vindos dos três externatos das imediações, ajudaram-me a definir o trajecto. Como ando tão pouco de Metro, é sempre uma desesperante novidade. [Por outro lado, nunca fico à espera sozinha, o que não deixa de ser reconfortante.]
.
.
Tive que fazer o transbordo na estação da Trindade, apenas por três paragens [do Marquês, só há continuidade para o Hospital de S. João, que serve, mal, a nova zona universitária. O meu filho que o diga…].
.
.

.
.
Como fui cedo, de propósito, para gozar com o tempo e gozar o tempo [que não é bem a mesma coisa…], finalmente, observei bem o painel do Júlio Resende, em homenagem às vendedeiras do problemático Mercado do Bolhão. [Mais uma das implicâncias desta autarquia…, pelo menos, eternizado no mural cerâmico, bem tradicional, com alguns tons de azul mas, predominantemente, cobalto, branco estanhífero e um ar de graça, em amarelo! Homenagem à tradição, pelo menos na parede…]
.
.

.
.
Apercebi-me que não passava pela Rua de Santa Catarina há que tempos!... Não me lembrava já da Capela das Almas, em frente à saída do Metro [vá lá, não ficou mal de todo…] e continuava a chuviscar, de vez em quando.
Onde está o bom tempo prometido?
As comemorações do 25 de Abril vão ser à chuva e ao vento? Mau presságio…
.
.
Entrei em algumas lojas, mesmo só, para matar o tempo. Até me apeteceu comprar calçado de Verão. E comprei. [Numa loja para homens… que eu acho sempre mais interessantes e menos distractivas do que as de senhora. Nestas alturas, penso que sorte a minha, em ser enorme e poder calçar os números mais pequenos, que os homens do meu tamanho nem calçam!...].
.
.
Encontro à saída do Metro no tempo certo.
Soube-me bem revê-LA, assim, sem grandes alterações aparentes, para além do cansaço, que não se disfarça, nem se tenta!...
Conversámos muito e pouco. Nunca se põe a conversa em dia.
Até falámos das mães!...
.
.
Senti saudades da antiga vizinhança de gabinetes e de como sabia bem interromper, para fumar um cigarro, mesmo que fosse para conversar de trabalho, mesmo que fosse para nos rirmos, de pequenas desgraças rotineiras, fazer divergir o pensamento e trocar ideias sobre tarefas diferentes, mas complementares. [A informação circulava e o trabalho rendia mais.]
.
.
Mas os dias de ontem são passados e hoje, nada seria igual. Para mim, seria insuportável, mesmo.
Depois, porque nos queremos bem, encontrámos formas de proximidade outras, que nos fazem despedir com um até logo [insolitamente e no meio de conhecidos, que sempre aparecem, porque o Porto é uma cidade tão pequena…], que nos poupa a lágrima no canto do olho… Porque é um até logo!
Então, para celebrar este encontro, ao vivo e a cores com a Tinta_Azul, o céu despiu-se de nuvens e o sol apareceu. Tal e qual! Céu azul…
.
.
No regresso, tive direito a dois fiscais de linha, a mais dois polícias, que me voltaram a indicar o caminho, antes que perguntassem fosse o que fosse… [Em três paragens, com um transbordo, acho que foi suficiente.]Não houve ocorrências a registar e, ainda bem, porque num dia em que decidi gozar com o tempo e, até, matar o tempo, quem sabe, não seria acusada de alguma kafkiana transgressão?...
.
.No regresso a casa, a pé e carregada, do que fui despindo e do que comprei, descobri por entre as grades do palacete, que tanto me intriga, um tufo de rosas vermelhas [antes fossem cravos, mas eram o que eram e fotografei-as, como pude, sem pousar as tralhas…].
.
.

.
.
Uns passos mais à frente e lá estava a laranjeira, carregada de laranjas, que apodrecem de maduras quando caiem no passeio.
VermelhoLaranjaAzul!
.
.

.
.
[Colorido, sim. Até os pratos do almoço eram um festival de cores. No entanto, nas nossas roupas, predominava o negro… que eu reparei. Disfarçado. Mas negro.]
.
.


Fotos de um tempo dedicado à Tinta Azul

13 comentários:

  1. Mais palavras para quê?
    Soube-me tão bem ter almoçado contigo!
    Achei-te óptima. Até reparei que puseste umas corzinhas e apreciei!
    Apesar da minha dor de cabeça persistente, sabes que andei toda a tarde muito bem disposta? Que as minhas colegas se fartaram de rir comigo?
    Pena não ter podido ficar mais tempo a conversar contigo, mas tinha tantas coisas para fazer... Há mais quartas-feiras à nossa frente e diz lá que não faz bem sair assim a olhar para as coisas?
    Foi bom ver-te.
    Um beijo muito grande e...até breve!
    [bem levei a máquina na carteira, mas não tive tempo de registos... e para a próxima desligo o telefone enquanto almoçarmos. Que falta de lembrança a minha!]

    ResponderEliminar
  2. PS. Esqueci-me de dizer que quanto aos estados do coração em aluaflutua é claro que o primeiro se refere ao dia de hoje. O ´ceu ficou azul...
    :)

    ResponderEliminar
  3. gozar com tempo... gozar o tempo... matar o tempo.

    "encenas" muito bem o Tempo...

    tempo cinematográfico. o teu...

    (gostei desta tua viagem pelo Porto. cidade de gratas recordações. de que tenho vontade de revisitar.)

    ResponderEliminar
  4. Que inveja, um ar de...
    A tinta_azul também me desafiou mas as quartas-feiras são de escola todo o dia. Já não te vejo há tanto tempo! Temos que arranjar um dia para almoçarmos as três.
    Fico contente por saber que a tua saúde já te permite passear e picar o andante uma série de vezes.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Descrição de quotidiano transformado um coisa mágica, pelo poder das palavras bem entrelaçadas, como já nos habituaste!
    É um prazer ler-te...Beijo :))

    ResponderEliminar
  6. Querida Tinta_Azul,

    Espero que a tua dor de cbeça tenha passado, definitivamente.

    Mudou o tempo!...

    Eu rendi-me à ideia de ir até Cerveira e fazer o painel de colagens, embora tenha chegado há pouco a casa e não tenha prepardo nada... [A não ser o projecto, que fui pensando durante as viagens].

    Finalmente, vou sair e comemorar o 25 de Abril com outro tipo de trabalho, que espero me dê algum prazer... e lhe acrescente mais significado. Afinal, é para comemorar o dia!

    [Beijo enorme]

    ResponderEliminar
  7. Coloquei uma coisa para ti no meu T Zero... Hope u like!!!
    Bom dia de amanhã ( e todos os outros e tudo e tudo...)
    Beijooooooooooooo livre

    ResponderEliminar
  8. fios (in) visíveis

    antenas

    laços

    a negro

    a cor :)





    beijO

    ResponderEliminar
  9. Olá Um ar de :)
    Li o seu texto, a sua rotina, a qual tem muito movimento.
    Abordou locais que me são conhecidos, como o Marquês, os locais de transbordo...
    Quem vive perto do Porto conhece bastante bem.
    Nesses dias sim estava frio, perguntou-se se no dia 25 seria assim e alguém a ouviu de certeza, pois o calor veio para ficar, pelo menos até domingo.
    Gostei das cores, gosto de todas álias, mas essas são vivas.

    O que um encontro pode fazer está escrito neste texto, com movimento e criatividade.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  10. Desafiei-a .
    Veja mais no meu blog.

    ResponderEliminar
  11. Porque sonhas com o outro lado
    Enches o vazio da eterna espera
    Amas quem não podes ter
    Pintas de realidade a quimera


    A liberdade do pensamento vive entre dois mundos…


    Convido-te a conhece-la…


    Bom fim de semana


    Mágico beijo

    ResponderEliminar
  12. tenho (mesmo) que (re)visitar o porto,
    tenho (mesmo) que (re)visitar o porto,
    tenho (mesmo) que (re)visitar o porto!!!!!


    ;o)

    x

    ResponderEliminar