quarta-feira, 9 de abril de 2008

A Wednesday for the drain...



.
.Não quero parecer derrotista, ou derrotada, mas a sensação que tenho, para o dia de hoje é bem esta:
A Wednesday for the drain!...
.
.
Não estou com a mínima vontade de fazer nada de útil.
Acordei mais cansada do que quando me deitei [aliás, dormia a sono solto no sofá, depois do primeiro episódio de “Uma acção de formação em didáctica da filosofia”, quando fui arrancada do sítio, para subir e dormir em local mais adequado para o efeito].
.
.
Tenho um impresso de oito páginas da Caixa Geral de Aposentações para começar a preencher. Há que averiguar qual a minha situação financeira, caso resolvesse reformar-me já!... Imagino o desenlace deste processo moroso de averiguações!... Deve ser risível, no mínimo. [Isto, se conseguir ter paciência para preencher o dito impresso multipaginal…]
.
.
Quanto a preparar aulas, acho que perdi, definitivamente, a motivação intrínseca! [Também tenho direito a ficar desmotivada. – Estimulem-me! – interpelei uma turma de 10º ano de Filosofia, ontem. – Se insistem em ficar parados à espera do que acontece, também eu começo a ficar assim e a não ter a menor vontade de tomar iniciativas. Ainda vos ponho a ler as páginas do livro e a fazer resumos! - Mas nada acontece daquele lado… Pelo contrário, de repente, no olhar deles, pareceu-me vislumbrar um ar de um certo agrado por tal estratégia medíocre e assustei-me!]
.
.
Do outro lado, na anunciada acção de formação, um rapaz novo conseguiu perder quase três horas com as apresentações. Como não valia a pena começar nada de relevante, saímos meia hora mais cedo.
[A única que tirou notas fui eu, talvez pela deformação profissional da pesquisa etnográfica, sei lá!... Da próxima vez, ninguém sabe o nome de ninguém e vão juntar-se em grupos, aleatoriamente, ou porque vêm das mesmas escolas…]
.
.
Tendo em conta a hora a que me levantei, para dar três blocos de 90 minutos de aulas, com intervalo para almoçar, até agradeci. Ainda fiz duas ou três perguntas pertinentes, antes de sairmos, mas pouco mais [relacionadas com os equipamentos disponíveis, nomeadamente PCs, para podermos trabalhar in situ].
Uma turma de 20 professores de filosofia, com pretensões a filósofos, não vai ser fácil de gerir. São simpáticos, de uma maneira geral, mas a puxarem todos dos seus galões de mestres e futuros doutores [cá para mim, só futuros…, tal como o formador. O tempo escasseia...].
Calei-me, bem caladinha. A área do meu mestrado foi em documentário e antropologia visual. A acção de formação teria tudo a ver: uma reflexão sobre temáticas filosóficas, com recurso à imagem e ao texto… Não vá o diabo tecê-las e ainda teria que andar a filmar, sem a força nos braços que já tive!... Nem pensar! Quanto a isso, silêncio absoluto.
.
.
Mais vale ser frontal, como dois dos participantes e dizer o essencial: estou aqui pelos dois créditos. Ponto final. Mais, paguei por isso!
No fundo, nada mudou, a não ser o preço a pagar pela formação. Quanto à qualidade, mais uma vez, dependerá do interesse dos formandos e pouco mais.
Já me estou a ver a perder tempo. Aquele tempo que já não tinha [mas arranja-se sempre mais alguma forma de o matar].
.
.
Sendo assim, planos para esta quarta-feira? Não tenho! Não quero ter! Se me apetecer, até durmo. [Só espero não ter mais uma enxaqueca. Aí, já teria o dia planificado!]
.
.

Talvez me dê ao trabalho de contar quantas aulas me faltam para chegar ao fim do ano lectivo [um dos poucos exercícios que os alunos fazem com prazer e motivação forte...], quantas quartas-feiras ainda terei pela frente, nesta modalidade… e tentarei preencher as oito páginas intimidatórias. Talvez!...
.
.
A caminho do primeiro episódio que já referi, passei pela casa materna. Ontem, não havia reunião com as amigas, por isso, gastei o tempo a conversar com a minha mãe [livre do seu compromisso das terças-feiras], que foi muito bem empregue e que tenciono repetir sempre que possa, enquanto a novela durar…
.
.
Entretanto, tenho a casa inundada de livros, que as editoras começam a mandar pelo correio. Quilos! Não sei onde vou arrumar tanta árvore derrubada... É assustador.
Começo a lutar com a falta de espaço.
[Esta casa foi planeada para ser minimalista e não me confundir visualmente. Se há coisa que me incomoda são objectos a mais! Eis que chegam e ocupam a largueza do espaço em volta… Até isso me roubam!...]
.
.

Foto de tampa de saneamento em espaço interior, obviamente

19 comentários:

  1. para já um : )) das quartas feiras (afinal há rotinas mais iguais que outras!!)rsrs.

    ResponderEliminar
  2. Olha, não resisti a trabalhar um bocado...
    Não é que comecei a pensar que ainda me pedem para fazer resumos?
    Vai daí, o melhor é preparar umas fichas de trabalho, em condições, antes de ficarem com ideias...
    Como, para já, não me deu o sono, ou coisa pior...enfim!
    A minha mãe tem razão. Lá na família não fui eu que nasci com o traseiro virado para a lua!...
    Pelo contrário, a coisa foi mesmo com cesariana e deu direito a morte aparente. Deve ter sido da anestesia da minha mãe!...
    Nasci, mesmo, à bofetada!
    Presumo que, se destino houvera, o meu estaria marcado, logo à nascença!:)

    [BEIJO de quarta-feira, afinal]

    ResponderEliminar
  3. As minhas quartas-feiras também são de apetecer faltar. Abro a escola, às 8:15 h, e fecho-a às 16:45 h (é o dia das reuniões na escola...). Só paro 90 min para vir almoçar a casa.
    Nessas horas todas de escola só dou duas aulas (dois blocos): o primeiro e o último. O resto são horas de fazer coisa pouca ou nenhuma. Não consigo trabalhar grande coisa na confusão.
    Tens de me explicar melhor toda essa papelada para a reforma. Estar-me-á a faltar fazer alguma coisa? Já fui informar-me à loja do cidadão e não tenho papel nenhum...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Querida GP,

    Reenvio-te, por mail a pergunta que fiz e a resposta que me deram, a qual te remete para o dito cujo impresso...

    [BEIJO]

    ResponderEliminar
  5. Vim saber da quarta-feira. A minha começou às 5.10 da manhã. Infante Santo - 24 de Julho.
    Acabei de chegar.
    Também me apetecia fazer contas para a reforma, mas não vale a pena. Tudo tem os seus contras. Não sendo nova, para isso sou demais e como não tenho nenhum tio rico com fortuna para me deixar...
    Amanhã é mais um dia. Alegremo-nos irmãs! Amen!
    Vamos mas é combinar um almoço.
    Beijos
    :)

    ResponderEliminar
  6. Pois é! Esta da confraria das reformadas, acaba por ser um mero interesse especulativo, para mim...

    Não sou muito mais velha do que tu, T_T... Também já se me morreram os tios ricos e não me deixaram grande coisa, a mim, especialmente: uma sotaina branca, de um tio padre e um breviário?... mais uns tarecos inúteis da minha madrinha [que já pus com dono, fora uma coisa ou outra que me serve, porque me lembra a pessoa]?

    De qualquer modo, a ideia não seria fazer coisa nenhuma.
    Bem pelo contrário, seria fazer muitas outras coisas, porque a minha vida parece-me estar a "abreviar-se" e o tempo é curto!...

    Quanto ao almoço, tens que ser tu a combiná-lo. Está visto!
    As idas à capital estão, agora, do teu lado [cansativas, que eu sei!...] e nem sempre estarás por cá.

    Encontramo-nos longe da porta?

    [BEIJO]

    ResponderEliminar
  7. pois é!... põe as Quartas-feiras de parte e tira uns fins de semana... longeeeeeeee!...

    ResponderEliminar
  8. Muito gosto eu da polissemia das palavas rsrsr (isto par anão dizer que me expresso mal...a "boca" das rotinas era para mim...)
    O que quis dizer com o primeiro comentário é que, estando muito ocupada hoje, ainda assim me lembrei da possibilidade do teu post das quartas feiras e vim espreitar.... Como já estava deixei um sorriso a correr e...deixei para ler mais tarde
    olha no que deu!!!
    Chegada aqui a esta hora...e com tanto comentário... vou deixar para amanhã a leitura mais atenta que merece.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  9. Querida Maria do Sol,

    Eu percebi o teu ar de passagem, pois se foi àquela hora!...

    Gostei bem do sorriso que deixaste e entendi a alusão às rotinas.

    Não há qualquer pressa em comentar as minhas quartas-feiras... ainda faltam muitas!... [embora não as tenha contado:)].

    [BEIJO]

    ResponderEliminar
  10. foi bom ler o que escreveste...identifiquei-me com tanta coisa!
    bom dia

    ResponderEliminar
  11. desde que a ti, de ti, não roubem....


    eu sonhei ou até dos cactos nascem flores?....... ;o)


    um beijo.
    em sorriso.

    ResponderEliminar
  12. Querida nana,

    Não sonhaste.
    Há cactos com flores exuberantes.
    De um vermelho vivo!...
    Carnudo...
    Carnal...
    Enfim!
    Nem tudo são picos
    nos cactos...

    Outro beijo para ti.
    Com um sorriso, também!

    ResponderEliminar
  13. um ar de

    Li atentamente o teu texto, mas estou sem ânimo (ou sem alma) ou sem capacidade para comentar...
    um beijo

    ResponderEliminar
  14. Olá :D
    Faz algum tempo que não venho ao seu espaço, como correu a 4ª feira então ?
    Eu ainda estou algum tempo pelo PC pois tenho que fazer trabalhos,e a maioria assim o exige.
    Mas a falta de inspiração é que está em grande força.
    Mas vou arranjar uma solução.

    Agradeço o seu comentário, diz que não sabe porque se sente orgulhosa: talvez porque também recebeu os selos :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Delicioso retrato de um quotidiano (que pode ser de qualquer um de nós), excelente retrato teu, cheio de ironia e honestidade!
    Voltarei mais vezes,agora que te descobri.
    Que bom teres ido visitar o meu "4teto", ainda mais pela mão de quem foi:))
    Quanto ao retrato que o L.Durrell fez de Alexandria, isso dava pano para mangas. É uma das minha paixões, e sempre que releio a obra o fascínio aumenta.
    Vamos a Alexandria?
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  16. Queria saber se é possível trocarmos os e-mails .

    ResponderEliminar
  17. Olá querida Marta,

    Ora, fiquei orgulhosa por ti, claramente!
    Quanto aos selos, não os mereço, como tu.
    O e-mail é mais complicado... Se tu não te importas de revelar o teu, eu mando-te logo uma resposta.
    Revelar o meu é revelar o meu nome, não só a ti, mas ao espaço virtual, ainda que reduzido, que me pode visitar, sem eu querer, porque não tenho moderação de comentários... Se calhar, deveria ter. Assim, era mais fácil, como faço com a GP do Sarrabiscos.

    Vou de seguida ao teu blog, porque já vi que tens novidades!...

    A quarta-feira, acabou por ser um bocado igual às outras: trabalhei para a escola, aliás, como devo fazer este fim-de-semana.
    Os meus alunos andam a passo de caracol e andar mais depressa, significa não conseguirem acompanhar o "passo". Tenho sempre que estar muito atenta a isso e ao cumprimento do programa...
    Paciência!

    [BEIJO]

    ResponderEliminar
  18. E Vivam as quartas feiras e todos os dias com um ar de ...

    beijos

    ResponderEliminar
  19. Não tem qualquer problema, eu também tenho alguns problemas com isso por vezes, e por aqui também falamos bem :)

    Sabe que eu enquanto aluna vejo isso. Julgo que já o disse, mas repito, eu não me imagino enquanto professora, porque acho que é necessária muita coragem, claro que varia de professor para professor, mas eu vejo casos que até eu enquanto aluna, que estou no meio de 20 semelhantes sinto alguma pena, não da professora pois ela já sabe o que vai ensinar, mas dos meus colegas pois perdem a oportunidade de ter uma aula, e há aulas que ficam para sempre nas nossas memórias.
    Já me estiquei no comentário.
    Beijinho

    ResponderEliminar