domingo, 27 de abril de 2008

À Flor dos meus dias...



.
.
Ontem, acordei cedo demais [como agora costuma acontecer, mesmo quando podia recuperar sonos atrasados…], sem qualquer vontade de escrever, o que me pareceu estranho.
Por isso, percebi o imenso cansaço do corpo, mais do que é habitual e a tristeza que se lhe associa, também.
Certo é, que passei o feriado a trabalhar debaixo de um sol abrasador, de fato de macaco vestido e pouco mais.
Os painéis, para serem intervencionados, podiam estar à sombra, mas não. Estavam debaixo do sol tórrido e quase inesperado do dia 25 de Abril.
Custou muito mais. Tudo tem que custar muito mais [pareceria kármico, se não tivesse sido igual para todos.]A cola secava com tal rapidez, que seria impossível fazer as colagens sozinha…, mesmo que quisesse, mesmo que pudesse.
Pouco tempo para pensar.
Muito tempo para piorar…
.
.
Missão cumprida e regressámos.
Outras missões por cumprir me aguardavam. Os feriados obrigam-me a fazer os testes, para os alunos, com muito mais antecedência e a preparar as aulas de revisões, para algumas turmas, antecipadamente. [Já dei comigo a pensar que preferia não ter feriados, para não perturbarem as minhas planificações…]Depois, não sei como é que faço, porque é que o faço, mas há anos que passo os feriados a trabalhar.
Se me deu prazer, o que fiz no 25 de Abril? Se senti que era 25 de Abril?
Foi tudo tão debaixo de sol e tão doloroso que não senti nada. Apenas, uma imensa vontade de acabar e regressar.
Num determinado momento, talvez tenha sentido saudades da juventude, contemporânea desses dias de Abril, em que tudo parecia ser, ainda, possível.
Desses dias em que dizer, quando for amanhã… tinha um significado próximo da forma como digo [cada vez menos] se fosse hoje, teria feito…, teria dito…, teria…
.
.
Sábado, acordei cedo e tratei de passar pela farmácia antiga, à espera de conselhos que não tive, porque a farmacêutica não estava.
Mesmo assim, porque a experiência me ensinou, à custa de ser experiência, tratei de trazer o que preciso para combater os venenos e os efeitos, de todas as purgas que o médico me receitou. Largo espectro!... Mata tudo, indiscriminadamente, estupidamente, sempre a avançar… na matança. No final, fica um rastro de dizimação fisiológica que dá pena.
Pois foi uma pena, não ter faltado dois dias, para curar uma virose, que passaria, sem ter apanhado todo aquele frio e aquela chuva, a começar de madrugada… e a chegar bem à noite.
Também foi uma pena, ter apanhado o sol aberto que lhe sucedeu, quando fui avisada, aqui em casa, da probabilidade de ser como foi.
.
.
A Marta, no seu blog, colocou um desafio, para mim e para outros, que eu deveria reenviar, tentando perceber porque fazemos blogs
No que me diz respeito, Marta, é talvez pela mesma razão que me fez não escrever nada, desde quarta-feira... e, pela mesma razão, me fará escrever hoje.
É das poucas coisas que faço, ou não faço, porque me apetece. E há tanta coisa que não me apetece e outras que me apetecem cada vez menos e que faço, com um sentido de obrigatoriedade ética, quase kantiano!... [que, assim, vou escrevendo, quando me apetece].
Da mesma forma, entendo que será a razão porque os outros o fazem e não os desafiaria para responderem a tal desafio[porque é o prazer de os ler, quando lhes apetece escrever, que me faz voltar e comentar, assim, quando me apetece].
Quanto ao teu blog, Marta, é a tua escrita juvenil que me faz gostar de te ler, atenta a questões do mundo e dos viventes, apesar da tua pouca idade cronológica e por isso mesmo.
.
.
Quando fiz quarenta anos, comuniquei a todos que tinha chegado o momento de privilegiar a vontade. Tinha chegado o tempo de dizer que – não – a obrigatoriedades desnecessárias e para cumprir calendário, ou as vontades egoístas dos outros.
Durante pouquíssimos meses, andei iludida, nesta tola convicção [aliás, muito mal acolhida e compreendida, pelos que me eram mais próximos, o que me surpreendeu e hoje, não me surpreenderia!... “A roubar… é à família!...” – comentava a minha avó, com o seu cinismo tão perspicaz…].
Rapidamente, percebi que, não se tratando de egoísmo meu, mas da expressão de um cansaço ao qual me queria poupar, a mim e aos outros [nunca fui boa companhia contrariada], as obrigatoriedades não diminuíram. Pelo contrário, foram crescendo, exponencialmente e, pouco a pouco, tornaram-se incontroláveis, para mim.
Restou-me começar a apontar os compromissos, em agenda própria para o efeito e obrigar-me a consultá-la, várias vezes ao dia.
É o que continuo a fazer… Por isso, sei – sempre – que o tempo não está a meu favor e o pouco que faço, porque me apetece, não estando anotado na dita agenda, é um extra que pago caro, mais cedo, ou mais tarde.
.
.
Alguém poderia opinar, muito sensatamente, que deveria criar um espacinho na agenda, para o que me apetece… Sorrio, sozinha, pois então!...
Ora, o que me apetece é deitar fora a agenda!
O que me apetece não vem à flor dos meus dias… lamentavelmente... [mas só para mim, que sendo única, sou apenas uma… e os números, nas suas diferentes acepções e utilizações, são de uma evidência escandalosa, ameaçadora, mesmo.]Depois, penso em todas as mulheres de vermelho, de que falava o Herético, no Relógio de Pêndulo, com o emprego a prazo, quando o têm e sem direito a vontades e apetites… e relativizo.
.
.
[Relativizar, parece ser o que melhor faço, sem precisar de espaço e tempo na dita agenda, cada vez com menos vontades e apetites… e com as mãos cheias de nadas, que encheriam as mãos de outros, certamente. Mas não enchem as minhas…]
.
.


.
.
25 de abril de 2008, Fotos para um cartaz bem suado a dois

11 comentários:

  1. "nunca fui boa companhia contrariada", eu direi que sou desprezível, por isso fico, não vou.
    Gostei do teu post. Estás cansada, como o poeta. Cuida de ti.
    Ah! e eu tmabém, há tos anos que passo o 25 de Abril a trabalhar...

    O que há em mim é sobretudo cansaço


    Não disto nem daquilo,
    Nem sequer de tudo ou de nada:
    Cansaço assim mesmo, ele mesmo,
    Cansaço.
    A subtileza das sensações inúteis,
    As paixões violentas por coisa nenhuma,
    Os amores intensos por o suposto alguém.
    Essas coisas todas
    -Essas e o que faz falta nelas eternamente -;
    Tudo isso faz um cansaço,
    Este cansaço,
    Cansaço.
    Há sem dúvida quem ame o infinito,
    Há sem dúvida quem deseje o impossível,
    Há sem dúvida quem não queira nada
    -Três tipos de idealistas, e eu nenhum deles:
    Porque eu amo infinitamente o finito,
    Porque eu desejo impossivelmente o possível,
    Porque eu quero tudo, ou um pouco mais, se puder ser,
    Ou até se não puder ser...E o resultado?
    Para eles a vida vivida ou sonhada,
    Para eles o sonho sonhado ou vivido,
    Para eles a média entre tudo e nada, isto é, isto...
    Para mim só um grande, um profundo,
    E, ah com que felicidade infecundo, cansaço,
    Um supremíssimo cansaço.Íssimo, íssimo. íssimo,
    Cansaço...
    Álvaro de Campos

    ResponderEliminar
  2. Linda um ar de
    Mais um texto em que me revejo tanto... Até fico sem jeito! A sério.
    Sortuda por ler quem tão bem me entende... Parece impossível, mas não é. Sortilégios...
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. de lés a lés

    à flor de ti ~






    e dizem-nos sempre que há que

    continuar

    mas não

    fecho os olhos com força

    acordo cedo

    estou farta de acreditar e

    agora

    sim

    agoora não: não acredito...








    abraÇo beijO

    infinitamente

    no a r

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que [quando te apetece] escreves. Porque o fazes muito bem e dizes muitas coisas que muita gente sente também.
    Estou cansadíssima. Mas é bom o cansaço que hoje sinto. Andei horas a pé naquele lugar que tu já conheces. Estava tão bonito que me apetecia ter ficado por lá. Mas, amanhã é segunda-feira...
    ...
    Na 5ª feira passada estive com a "nossa" farmacêutica. [Escusado será dizer que estive lá mais de meia-hora...]Falei-lhe de ti, mandou-te muitos beijos e disse que gostava de te ver.

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  5. É engraçado, não é?
    Há cansaços e cansaços...
    Esse de que falas, agora, que também conheci [na tua companhia], acalma a mente e apazigua o corpo e vice-versa, sei lá!...

    Imagino-te a percorrer aqueles "espaços" abertos para o mar, com o horizonte como limite [apenas nosso] e volto a lembrar-me dos aromas, das cores, daquela imensa beleza do entardecer...
    ... e do farol! Como gosto dessas "construções"!
    ... depois o aconchego da casa e o repousar da conversa, pela noite dentro...
    Que foi bom, foi!

    [BEIJO]

    ResponderEliminar
  6. Jasmim...

    Dá vontade de começar de novo, pois dá!:)

    E nem de propósito, este poema de Álvaro de Campos... Poeta que inspirou a minha primeira juventude, se é que lhe posso chamar assim.

    Primeiro, terei que me ver livre deste imenso cansaço. Pois tens razão. Não sei como.
    Parece que já não sei cuidar de mim, à força de ter que cuidar de tantos "outros"...

    Dou comigo a precisar de silêncio.
    O único, que consigo ter, é a conduzir de cá para lá...
    Não é grande coisa!...

    [Beijo]

    ResponderEliminar
  7. um abraço.

    que te afaste o sentir (d)o tempo a passar sem respeito, calma ou remédio.

    ainda bem que te faz bem o escrever. quando te apetece.

    que tudo assim te faça bem: quando te apetece.

    x

    ResponderEliminar
  8. Como vão as flores dos teus dias?
    beijo

    ResponderEliminar
  9. Ora, Maria do Sol, minha querida amiga, com esta reviravolta do tempo, estão como as margaridas nos canteiros: nem chegam a abrir!...

    Pode ser que amanhã... dentro de casa, enquanto corrijo uns testes, aconteça qualquer coisa que as desperte e abram as pétalas...

    [Beijo grande]

    ResponderEliminar
  10. Sem pressões, sem pressões...
    Descansa minha linda

    Beijo a correr

    ResponderEliminar
  11. imagino o calor. os "macacos" são tão pouco confortávis!... rss

    (admirável)

    ResponderEliminar