sábado, 12 de julho de 2008

Um ar de música...



.
.
O meu filho saiu, cedo. Mais um exame.
O meu jovem vizinho ainda não acordou, para me presentear com os seus exercícios no piano.
.
.
Nestes anos, nesta casa, começou por ser o som irritante das escalas repetidas, vezes sem conta, hesitantes e desastradas… com pequenos trechos simples… até se ouvirem peças inteiras, cada vez mais seguras e soltas.
.
.
Ao mesmo tempo, o meu filho agarrava-se à guitarra eléctrica e fazia o mesmo. Foi melhorando, começou a compor. E a rua aguentou os primeiros passos destes jovens talentosos e promissores. [Só o vizinho se dedicou, a tempo inteiro, à música… ]
.
.
Com as janelas abertas, para o Verão, a música ouve-se, mais nítida. Também deve estar em época de exames, no Conservatório, provavelmente.
Dou comigo a pensar que foi bom ter tido a paciência de esperar.
.
.
Acho que sei, porque penso ser um jovem vizinho e não uma jovem vizinha. [Nunca o vi. Só o ouço. Mora no alinhamento da minha casa…]Num dos prédios das traseiras, viveu um grupo de raparigas que se dedicava ao Belo Canto. Nesta altura do ano, vinham para a varanda exercitar os seus trinados… e o piano parava… e elas riam e voltavam para dentro, no final. Depois, o piano respondia. Convenci-me, assim, que era um rapaz.
.
.
Mas, as raparigas mudaram-se e o meu vizinho continuou a tocar no seu piano. Faz-me companhia em muitas tardes. Sinto-lhe a falta quando não está.
.
.
Houve dias em que chegámos a bater-lhes palmas… pela evolução, pela persistência…
.
.
[Aguardo que acorde e recomece. Que obras irei ter o prazer de ouvir? De repente, lembro-me do exame do meu filho… Talvez esteja, também, a prestar provas, nesta manhã de sábado. Que lhes corram bem!...]
.
.
de António José Sousa de Almeida, Foto de www.olhares.com

12 comentários:

  1. que sim.

    e que

    o apelo à música

    à experiência das teclas -

    - como a das palavras!?

    te acompanhe__________________

    tem um lindo e musical dia!! :)





    beijo

    ResponderEliminar
  2. "Sem música a vida seria um enorme disparate" Nietzsche...

    Bom fim de semana...com muita música e inspiração.

    ResponderEliminar
  3. Mas, se me permite, deixe dizer-lhe uma coisa:
    Não há pior que o mau vizinho
    e o aprendiz de música,
    ao pé da porta... (rs)
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Mas estes dois, via-se que se esforçavam... e melhoravam.
    .
    Acho que compensou. Deve ser a minha deformação profissional...
    .
    [Beijo :)]

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que tiveste paciência. Em tempos tive um vizinho, andares acima, nunca cheguei a saber quantos, que nos acordava aos sábados logo cedo com o seu clarinete. Pena que nunca tivesse evoluido como o teu.
    Entretanto, mudámos nós de casa.
    Que o exame tenha corrido bem!Como a guitarra eléctrica.
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. DEi comigo a pensar se teria essa tua paciência! Mas, por outro lado, gosto tanto de música e lamento tanto não ter aprendido a tocar um instrumento que acho que viveria dividida... até chegar o tempo dos trechos inteiros em que o esforço se acrescenta ao talento e ao gosto!
    Beijos
    :)

    ResponderEliminar
  7. "musicais" são tuas palavras. também. plenas de sentido(s).

    brilhante "exercício" rsss

    ResponderEliminar
  8. Suerte a tu hijo en los examenes,
    y que tu vecino te siga llenando tus tardes de verano con musica
    saluditos

    ResponderEliminar
  9. Não quer visitar o meu blog? Espero que se divirta.

    ResponderEliminar
  10. Que engraçado! No prédio ao lado também tenho um/a (?) jovem que toca piano. Ainda está na aprendizagem mas já progredui bastante desde que comecei a ouvi-lo/a. Espero que comece a tocar como o teu visinho.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Bons e prazenteiros despertares, felizes tardes, penso eu!

    Estou seguro que ao teu filho tudo lhe saiu bem.

    ResponderEliminar
  12. Uma crónica matinal com raízes muito próprias. Suave e leve...como gosto.

    ResponderEliminar